Quanto custa uma Melissa? Aprenda a precificar seus calçados e arrase nas vendas

Se você trabalha com a venda de sandálias, saber quanto custa uma Melissa e como formular o preço de venda ideal é muito importante. Pois o valor cobrado pelo produto fará toda a diferença para os lucros do seu negócio. Muitos empreendedores perdem o sono justamente por não saberem como essa precificação é realizada.

Afinal, como criar um preço que gere lucro, e, ao mesmo tempo seja satisfatório para o cliente?Também é preciso levar em conta as preferências do seu consumidor. Até mesmo para entender quanto ele está disposto a pagar por determinado produto.

É comum que muitos empreendedores, para se tornar mais competitivos dentro do mercado, acabem colocando preços que praticamente zeram os seus lucros.

Para que isso não aconteça com você, trouxemos nesse artigo, tudo o que precisa saber sobre quanto custa uma Melissa, levando em conta todo o processo de precificação.

Além disso, você também receberá uma série de dicas de como demonstrar para seu cliente que o valor cobrado pelo produto é o justo. Então leia ele até o final e veja como é fácil criar os preços corretos para seus produtos.

Qual a importância de definir um preço de venda adequado?

A precificação de produtos como sandálias, por exemplo, é um passo importante em qualquer empreendimento desse setor. Isso porque a formação de preços interfere totalmente na saúde financeira do seu negócio e na construção do seu relacionamento com os clientes.

Não se trata apenas de chamar a atenção dos consumidores. Mas de conseguir suprir todas as despesas do seu negócio, e, ao mesmo tempo, obter lucro.

Quando o comprador quer saber quanto custa uma Melissa, ele precisa entender todo o trabalho e qualidade envolvido por trás do processo de fabricação e comercialização desse tipo de produto.

Além disso, a precificação também é importante por outros motivos, entre eles podemos citar:

  • Com a precificação, é possível delimitar quem é seu público-alvo

Ao estabelecer um preço X, você está delimitando quem é o seu público-alvo para o mercado. Muitos empreendedores caem na armadilha de oferecer o seu produto para todas as pessoas que desejam comprá-lo, mas não é bem assim.

O tipo de produto que você comercializa, a plataforma onde você o vende e o valor oferecido são fatores que fazem essa triagem e estabelecem o perfil do seu consumidor. Com esse tipo de informação, ficará mais fácil para você criar estratégias. E incluir novos itens em seu catálogo que estejam de acordo com o seu público-alvo.

  • Se destacar perante os concorrentes

Outro fator que mostra a importância de saber quanto custa uma Melissa é em relação a criar mais competividade. No momento que você entende cada fator que influência no valor do seu produto, é possível precificá-lo de uma maneira que a sua empresa de destaca da concorrência, mas sem prejudicar a lucratividade do seu negócio.

  • Possibilidade de conceder descontos e pagamentos diferenciados

A precificação correta também lhe da a possibilidade de oferecer descontos para os clientes. Bem como disponibilizar pagamentos diferenciados, sem que isso afete a sua margem de lucro.

  • Pagamento de despesas

Saber a maneira correta de como formar os valores que sejam suficientes para cobrir as despesas do seu empreendimento, e o gerar lucro para ele.

Esses são apenas alguns dos fatores que mostram como a precificação tem extrema relevância dentro do qualquer negócio. Esse processo precisa ser executado com muita atenção e levar em conta todas as demandas, gastos e despesas do seu empreendimento.

Quanto custa uma Melissa: Dicas para precificar os seus produtos

quanto custa uma melissa

Para saber quanto custa uma Melissa, e passar esses valores de forma correta para seus clientes, é necessário entender como funciona o processo de precificação.

Muitos empreendedores acabam errando ao elaborar os valores dos seus produtos justamente por não entenderem ou desconhecerem todos os elementos que devem ser levados em conta na hora de fazer esse cálculo.

Para lhe ajudar separamos nesse post, algumas dicas simples de como precificar os seus produtos corretamente e evitar problemas que podem, inclusive, levar o seu negócio à falência. E a primeira delas é:

  • Entenda quais são seus gastos, despesas e custos

É comum que muitos empreendedores consigam excelentes vendas, mas por conta de problemas na hora de precificar os produtos, acabem tendo prejuízo no negócio. Esse tipo de situação acontece porque o valor cobrado não é o suficiente para suprir todos os gastos gerados até que o produto seja colocado à venda.

Mesmo alcançando um grande volume de vendas, o gestor acaba se endividando, pois sua margem de lucro é muito pequena. Isso acontece porque ele não possui recursos suficientes parar arcar com todas as despesas, e as dividas vão se acumulando, como uma grande bola de neve.

Por isso, conhecer todos os seus gastos e despesas é importante, especialmente no setor calçadista. Alguns custos não podem ser deixados de lado, como pagamento de fornecedores, divulgação da marca, salario de funcionários, dentre outros.

Precificação para e-commerce

Se você atua com e-commerce, outro custo é a hospedagem e manutenção da sua loja virtual.

Isso sem contar nas despesas fixas, como a renovação de estoque de sandálias, contas de luz, internet, impostos e todas essas varáveis que você sabe que são necessárias para que o seu negócio continue funcionando.

Também não se esqueça de levar em conta que pode haver uma variação de valores entre um mês e outro. Se você tem uma margem de lucro muito achatada. E em um mês os custos aumentarem muito, além de ficar sem lucro algum, você ainda não terá recursos para pagar as despesas.

  • Saiba a real definição de lucro

Você sabe quanto a sua empresa terá de lucro líquido vendendo determinado modelo de sandália Melissa? Ter isso claro na sua mente é importante, para que você consiga estabelecer um preço que não faça o seu negócio apenas sobreviver. Mas que ele seja extremamente lucrativo e apresente um bom potencial de crescimento.

Antes de mais nada, vamos deixar claro o que é o lucro líquido. Esse lucro nada mais é do que a diferença existente entre o faturamento que você teve com as vendas dos produtos e os custos e despesas relacionados ao seu negócio e ao caixa.

Tenha em mente que não existe uma margem de lucro única que pode ser aplicada para qualquer empresa. Cada segmento e porte precisa calcular o lucro de forma diferenciada, para que ele seja rentável de forma correta.

A margem de lucro não pode ser alta demais a ponto de deixar seus preços exorbitantes, nem baixos demais de modo que você não consiga arcar com as suas despesas.

  • Leve em conta o que está sendo praticado no mercado

Uma boa dica para saber quanto custa uma Melissa, e fazer a precificação de forma correta e levar em conta os preços praticados no mercado. Jamais ignore esse fator! Pois, você precisa saber o que os concorrentes estão cobrando para criar um valor realmente competitivo.

Outro aspecto que não pode ser esquecido é mercadológico. Ou seja, seu preço de venda deve ser compatível com as exigências do mercado, não se distanciando daquilo que é praticado por seus concorrentes.

Isso não quer dizer que você precisa manter a média de preços fica sempre. Existem ocasiões onde é possível baixar os preços para alavancar as vendas, mas de forma temporária.

Esse tipo de ação não pode se tornar rotineira, ou, seus clientes nunca irão pagar o valor correto, pois, se acostumaram ao preço baixo que não é o ideal para o seu negócio. Ficar na guerra de preços de forma permanente só irá desgastar o seu negócio e até mesmo gerar problemas maiores de rentabilidade.

  • Não esqueça das formas de pagamento

Um problema enfrentado constantemente pelos empreendedores do setor calçadista é a queda no lucro mesmo com o aumento nas vendas. Isso pode acontecer porque muitos se esquecem de um pequeno detalhe que faz toda a diferença, as taxas cobradas por determinadas formas de pagamento.

Vários gestores querem oferecer o parcelamento em até 10 vezes sem juros para os clientes. Só que é preciso entender que, apesar dos clientes não pagarem taxas pelo parcelamento, o que elevaria as chances de efetivar as vendas, elas terão que ser pagas da mesma forma, e esse gasto recairá justamente em seu negócio. Ou seja:

Quanto mais parcelas você fizer para o seu cliente, menos você irá ganhar!

Mas, como trabalhar com parcelamento é uma vantagem dentro do setor calçadista. O grande truque aqui é que você precisa saber como precificar um mesmo produto de maneiras diferentes.

Ou seja, você terá que estipular um valor maior para o pagamento parcelado. E um menor para os pagamentos que forem realizados à vista. Para o cliente, você irá mostrar esse valor do pagamento à vista como se fosse um desconto. Por exemplo, se a sandália Melissa tem um valor final, parcelado, de R$ 100,00, faça as contas e veja se é possível oferecer 5% de desconto para o pagamento no boleto.

E não se esqueça de limitar o número de parcelas sem juros, para que o seu lucro não acabe indo inteiramente para o pagamento de taxas de cartão.

  • Utilize fórmulas

Agora que você viu todos os elementos que precisam ser levados em conta no processo de precificação, vamos falar sobre a utilização de fórmulas. Para você saber quanto custa uma Melissa, é necessário levar em conta todos os custos que te permitem vender esse produto.

Não existe uma única equação exata, afinal de contas, como foi visto acima a elaboração de preços é muito subjetiva. Apesar disso, é possível saber o valor a ser cobrado por algum item somando os custos dele, as despesas fixas e variáveis do seu negócio, o percentual de custos e o de lucro.

Existem várias fórmulas para que você consiga somar todos esses elementos e chegar em um valor final único. Algumas delas são mais precisas, já outras mais gerais. É preciso avaliar qual é a mais indicada para o seu negócio.

Contudo, para saber o preço de uma Melissa você precisa calcular o percentual do custo fixo. Ou seja, a despesa fixa que você terá todos os meses para manter o seu negócio ativo. Nesse caso a fórmula é a seguinte:

% CF (Custo Fixo) = média mensal de custo fixo x 100 / média mensal de vendas

Em seguida, você precisa determinar a taxa de marcação (TM). Ela tem como objetivo determinar quando você deve cobrar por uma venda à vista. Para isso, é só realizar a fórmula abaixo:

TM = 1 - % CC (custos de comercialização) + % CF (Custo Fixo) + % Lucro / 100

Tenha em mente que o CC são os custos que você tem para conseguir comercializar os seus produtos, como, por exemplo, comissões e impostos.

O próximo passo é calcular o CMV, que é o custo de mercadoria vendida (CMV). Ele determina quanto será o valor pago quando houver negociações com o consumidor final. Por fim, para determinar o preço de venda à vista (PVV) você precisa fazer a fórmula abaixo.

PVV = CMV / TM

Em um primeiro momento você pode pensar que todos esses cálculos são complexos demais. Contudo, tendo estabelecidos todos os valores que são utilizados nas fórmulas, ficará mais fácil chegar ao preço final.

  • Atualize seu cálculo constantemente

Um erro muito comum entre os empreendedores é trabalhar com o mesmo tipo de precificação por muito tempo. Isso acaba deixando o preço defasado, de modo que ele não acompanhe as necessidades do empreendimento.

Por exemplo, hoje você sabe quanto custa uma Melissa, e estabeleceu um preço X para comercializar a sandália. Digamos que daqui um mês um novo imposto precise ser aplicado dentro do seu empreendimento. Se você continuar trabalhando com a mesma fórmula, provavelmente terá problemas, pois ela não estará levando em conta esse novo gasto.

Logo, é necessário que você atualize constantemente essas fórmulas. Fique de olho na variação de seus custos, e sempre que necessário faça uma alteração. Isso não quer dizer que você deve mudar os preços de seus produtos a cada semana, mas, sim, se manter atento para criar a melhor estratégia para o seu negócio.

Como otimizar o processo de precificação de produtos?

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Agora que você já sabe determinar quanto custa uma Melissa, vamos falar sobre a otimização do processo de precificação. O processo de cálculos para a formação de preços pode ser bastante complexo para alguns empreendedores, principalmente se eles tiverem muitos custos e impostos a serem incluídos.

Fazer todas essas fórmulas manualmente pode ser um problema. Isso porque você corre grandes riscos de algum erro ser cometido e o preço final ser passado incorretamente para o cliente. Logo, é indicado que você utilize recursos de gestão.

Recursos de gestão

Eles tem como objetivo facilitar justamente esse processo de formação de preço. Uma delas é a utilização de planilhas. Com elas você consegue organizar de maneira mais eficaz todos os elementos que precisam ser levado em conta na precificação.

Mais do que isso, é possível alterar cada valor de modo individual, sem precisar refazer o cálculo inteiro. Outro diferencial das planilhas é que elas são excelentes ferramentas de acompanhamento do negócio.

Você pode, por exemplo, criar planilhas para diferentes períodos de vendas. Assim, será possível saber quanto cobrar em cada época para obter o lucro ideal, e sem deixar os preços altos demais.

Outra forma de otimizar o processo de precificação é com a utilização de softwares de automação. Eles são uma verdadeira tendência no mercado, pois, facilitam demais a vida dos empreendedores.

Com eles todo o processo é feito de forma automática!

O próprio programa pode pegar os custos, impostos e demais elementos que são levados em conta para a formação de preços e chegar ao valor final.

Outro diferencial é que você pode centralizar todas as informações em único lugar, facilitando todo o processo administrativo do seu negócio. Por exemplo, você pode utilizar um software que organize todas as despesas do seu negócio de forma automática. E já repasse elas para o processo de precificação.

Ele também poderá pegar as informações sobre as vendas do mês do seu negócio, e criar relatórios que te permitam criar ações específicas para melhorar os seus resultados.

Por exemplo, na sua loja de sandálias, você percebeu que as sapatilhas Melissa tiveram uma queda de custos. Para não ficar com produtos parados no estoque, você pode criar uma promoção que ofereça descontos para quem comprar elas à vista.

Ao mesmo tempo, você também já pode divulgar que uma nova coleção está chegando. E quanto ela custará, com base na precificação que o próprio programa fez para você. Ou seja, você irá vender mais sapatilhas Melissas que estão no seu estoque. E poderá renová-lo para oferecer ainda mais opções para o seu público-alvo.

Como convencer o seu cliente de que o preço cobrado é o justo?

Você sabe agora quanto custa uma Melissa, mas está com dúvidas se é possível convencer o seu cliente de que esse valor é o justo pelo produto. Essa é uma dúvida muito recorrente entre empreendedores, afinal, o consumidor sempre vai dar aquela choradinha em busca do desconto.

Para te ajudar, nós separamos algumas dicas de como convencer seu cliente.

  • Faça uma descrição que mostre a qualidade do produto

Quem trabalha com o e-commerce não tem a mesma oportunidade de convencer o cliente cara a cara como nas lojas físicas. Logo, você precisa convencê-lo através das descrições e imagens do produto.

Uma dica para justificar quanto custa uma Melissa é mostrar toda a qualidade desse calçado. A empresa é reconhecida no mercado, tendo parcerias com estilistas renomados de todo mundo, bem como grandes marcas como a Disney.

Use isso para mostrar a seu ciente que ele estará adquirindo um produto único e totalmente exclusivo.

  • Aposte na fidelização

Apostar na fidelização é conseguir solucionar dois problemas de uma única vez. Quando você oferece um benefício para que o cliente volte a comprar na sua loja, além de garantir uma nova compra, você estará estreitando laços com ele.

Por isso, ao invés de dar um desconto que irá acabar com a sua margem de lucro, ofereça, por exemplo, um frete grátis na próxima compra acima de R$ 100, 00. Ou então dê pontos que ele pode acumular e trocar por brindes.

Os consumidores simplesmente adoram programas de fidelidade que realmente ofereçam vantagem.

  • Mostre como o item escolhido é uma tendência

Quem trabalha no setor calçadistas, principalmente que tem a marca Melissa em seu catálogo, tem um público muito específico. Ele é bastante exigente e gosta de sempre estar por dentro das últimas tendências da moda.

Uma forma de justificar quanto custa uma Melissa é justamente ressaltar esse ponto. A marca trabalha seguindo o que há de novo nesse segmento, sempre buscando oferecer designs diferenciados para suas melisseiras.

  • Ressalte as formas de pagamento diferenciadas

Muitas vezes o consumidor pode não querer comprar o produto à vista, mas, parcelado pode ser uma opção mais viável. Por isso sempre tenha diferentes formas de pagamento disponíveis para o seu cliente, seja na loja física ou e-commerce.

Essa variedade é um grande chamariz, pois, o consumidor sabe que poderá adequar o valor para o seu orçamento. Como dito anteriormente, é possível até mesmo oferecer o parcelamento do item sem juros. E sem acabar afetando diretamente sua margem de lucro.

Tudo é uma questão de saber precificar de forma correta cada produto. Levando em conta todas as suas despesas, margem de lucro desejada, e formas de pagamento a serem oferecidas.

Conclusão

Saber quanto custa uma Melissa é fundamental para quem trabalha vendendo as sandálias, sapatilhas e demais calçados da marca. Somente precificando os produtos de maneira correta que você poderá manter o seu negócio sempre em crescimento.

Mais do isso, a formação de valores também interfere no seu relacionamento com os clientes. Quando eles sentem que estão pagando o preço justo, e tem vantagens por comprar no seu empreendimento, as chances de fidelização são maiores.

Use essas dicas para precificar os seus produtos de maneira correta, e, assim, manter o seu negócio sempre lucrativo.

Gostou desse artigo? Então confira abaixo a lista que montamos com alguns dos principais modelos de Melissa que você pode precificar e oferecer no seu negócio:

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