Como usar colete: confira aqui!

Como usar colete: confira aqui!

O colete nunca sai de moda e, a cada temporada, surge em novas versões cada vez mais modernas e interessantes. Ele funciona, basicamente, como uma “terceira peça”, transformando qualquer tipo de produção. É charmoso, versátil e fácil de combinar. E você, ainda tem dúvidas sobre como usar colete? Reunimos, neste texto, as melhores dicas para você perder o medo de usar essa peça de uma vez por todas!

Aposte nos coletes de alfaiataria

O colete de alfaiataria é uma versão mais elegante e sóbria da peça. Portanto, é ideal para usar com roupas mais estruturadas e sérias, como calças ou shorts do mesmo tecido e blusas lisas e com corte reto. Mas esse tipo de colete também funciona quebrando a informalidade de looks com peças despojadas — como um jeans destroyed ou tecidos mais leves e estampados, por exemplo.

Tenha um colete jeans como peça curinga

O colete jeans é o modelo mais jovial, perfeito para dar um toque de estilo a looks básicos e informais. Além disso, você pode escolher entre diversas opções de lavagens, em modelos mais estruturados ou mais maleáveis. A combinação com outras peças em jeans, de lavagens diferentes, é clássica. Mas esse colete também fica ótimo com vestidos ou saias mais românticos, quebrando o visual “menininha”. Nos pés, basta completar com um tênis ou rasteirinha.

Use coletes de pelo no inverno

O colete de pelos é muito charmoso, sofisticado e cheio de estilo. Como é um modelo mais pesado e quentinho, funciona melhor no inverno, especialmente se combinado com peças mais fechadas e de cores intensas. Esse colete é mais volumoso, portanto, use-o com peças mais sequinhas e justas, para afinar a silhueta. Você pode, por exemplo, optar por uma legging ou calça jeans skinny, usar um tricô na parte de cima e, nos pés, uma bota ou outro sapato fechado.

Aposte na versatilidade do colete de couro

O colete de couro cai muito bem no inverno, mas também pode ser usado no verão. A versão preta, por exemplo, é a terceira peça ideal para um visual rocker e pesado. Já os modelos em tons claros são perfeitos para produções leves e fresquinhas. Dá para combinar o colete de couro com calças ou saias jeans, vestidos fresquinhos e estampados ou peças mais estruturadas e sérias — nesse caso, para um visual ainda mais elegante e estiloso, complete com um salto e um maxicolar.

Arrisque diferentes comprimentos

Existem coletes de diferentes comprimentos, desde os mais curtinhos, na altura da cintura, até os maxi coletes, que podem chegar até o tornozelo. Os modelos tradicionais, na altura da bacia, são os mais fáceis de usar, já que equilibram naturalmente o visual. Os mais compridos — na altura dos joelhos, por exemplo — tendem a dar a impressão de pernas mais curtas. Por isso, prefira versões mais abertas, marque a cintura por baixo do colete ou use shorts curtos, para evitar esse achatamento da silhueta.

Use essa peça em festas e eventos formais

Para festas e eventos formais, escolha coletes mais elaborados e sofisticados. Existem diversas versões em tecidos brilhantes, com bordados ou aplicações de pedraria. Combine com peças glamourosas e complete com um bom salto alto.

Saiba como usar colete no ambiente de trabalho

O colete também é uma ótima opção para trazer estilo aos looks de trabalho. Prefira modelos com estampas ou padrões miudinhos, cores discretas e corte mais reto. Coletes de alfaiataria e roupas em tons sóbrios são a combinação ideal.

Abuse desse item em ocasiões informais

Para ocasiões informais, use coletes sem medo. Uma sugestão: opte por um maxi colete jeans e combine-o com peças básicas — short jeans e camiseta simples ou um vestido estampado. Não tenha medo das cores, já que o jeans é neutro e fica bem com todas. O colete é um item que levanta qualquer visual e é superversátil, já que pode ser combinado de formas diferentes e usado em diversas ocasiões. Além disso, com tantos modelos, vai ser fácil encontrar algum que combine com seu estilo e personalidade. Agora que você já aprendeu como usar colete, descubra também como fazer combinações de roupa e sapato!