8 dicas para usar e combinar peças metalizadas

8 dicas para usar e combinar peças metalizadas

As peças metalizadas não são consideradas clássicos da moda, mas vira e mexe elas voltam a dar o ar da graça em desfiles e nas prateleiras das lojas. Clássicas ou não, o efeito que elas causam é bem glamouroso e tira nossos looks da mesmice em um passe de mágica. Mas é claro que tanto glamour vindo de uma peça nem tão simples assim acaba gerando muitas dúvidas: como combinar? Quando usar e ficar linda sem sobrecarregar o look? Como não ficar sentindo que veio de outro planeta? Se você quer aprender a incluir as peças metalizadas no seu guarda-roupa e sair por aí brilhando à noite e durante o dia, confira 8 dicas de como usar e combinar essas peças maravilhosas.

1. Comece com acessórios discretos

A cor metalizada gera uma certa insegurança em quem quer usá-la pela primeira vez, por isso, é legal que você comece a adotar acessórios desse tipo antes de partir para as roupas. Uma boa opção são as bolsas metalizadas. Elas são um acessório à parte, mas têm o poder de incluir o brilho do metal no seu look de forma fácil e discreta. Outra opção bacana é usar uma sapatilha com esse efeito durante o dia ou um sapato durante a noite. Se quiser ousar menos ainda, leve as cores metalizadas para suas joias. As drusas metalizadas são lindas e garantem esse efeito mais brilhante.

2. Combine com cores sóbrias

Se você já passou da fase de usar apenas acessórios metalizados e quer partir para as roupas, uma ótima dica para começar acertando é combinar as peças metalizadas com outras de cores neutras e discretas. O preto costuma funcionar muito bem nesse caso, assim como o branco. Se possível, prefira que a cor da peça metalizada seja parecida com a cor das outras peças. Então se você colocar uma calça preta, procure roupas metalizadas em tons escuros. As cores que mais ganham o efeito metalizado são rosé, prata, dourado e preto. As peças rosé ficam muito bem quando combinadas com branco. O prata metalizado pode ser combinado com branco, preto e cinza, assim como os dourados. As peças pretas são coringas e vão bem com tudo, principalmente com o jeans.

3. Use uma peça por vez

Outra dica para quem ainda está começando a entrar na onda dos metalizados é não colocar várias peças brilhantes de uma vez. Procure manter o foco em um só lugar, seja através de uma bolsa, colar, blusa, calça ou casaco. Essa dica também vai te ajudar a equilibrar o look para o dia a dia, já que o metal chama muito a atenção e pode causar um efeito pesado. Nesse caso, prefira peças pequenas, como shorts, sapatos e bolsas.

4. Aposte na saia midi plissada

A saia plissada é um dos itens mais vendidos dentro dessa tendência, já que ela é bem versátil, democrática e fica bem quando usada de manhã e à noite. Você pode combinar com sandálias para a noite ou sapatilhas e tênis durante o dia. Para combinar com outras peças a regra é a mesma: procure cores sóbrias, como o rosé com branco, prata com branco ou preto com preto. Se você encontrar uma saia dessas fora do comprimento midi não se preocupe. Elas ficam maravilhosas em festas e casamentos, transformando-se em verdadeiros vestidos. Basta combinar com um cropped ou uma blusa de renda.

5. Abuse no look noturno

E, falando em festas e casamentos, o look noturno é o melhor para apostar em peças metalizadas. Aqui você não precisa se preocupar tanto em combinar cores ou escolher um ponto para chamar a atenção. Os vestidos metalizados garantem um look digno de tapete do Oscar, então não precisa ter medo de apostar neles em festas que pedem sofisticação. A calça metalizada também é ideal para usar na balada ou em uma festa mais despojada. Abuse do salto, que também pode ser metalizado ou combine com peças texturizadas, como o couro e o tricô.

6. Faça sobreposições

Se você se vestiu e seu look ficou muito básico faça uma sobreposição com peças metálicas e transforme-se em um minuto. As jaquetas e as cardigans são ótimas para criar esse efeito, desde que as peças de baixo sejam sóbrias. Se você achar que a cardigã pesou um pouco, opte pela jaqueta bomber. Ela tem um estilo mais esportivo, então fica fácil combinar com jeans, tênis e camiseta, embora ela seja metalizada.

7. Use com uma segunda pele

Você já deve ter visto muitos looks lindos com blusas transparentes, que geralmente deixam a lingerie à mostra. Então que tal usar uma lingerie ou um top metalizado por baixo dessa segunda pele? O efeito fica muito bacana e deve ser usado em baladas ou festas durante a noite. Vale também fazer o inverso e apostar em uma segunda pele com efeito metalizado, optando por um top de couro por baixo. O look fica poderoso!

8. Leve o metal para as unhas

Outra forma de entrar na moda dos metalizados é deixar as roupas e acessórios de lado para incluir o efeito nas unhas. Elas combinam com o dia, desde que você use roupas mais discretas para não criar tanto contraste. Você pode usar um esmalte com esse efeito já pronto ou criar a famosa unha espelhada. Para recriar, você pode comprar um pó específico ou até mesmo improvisar com uma sombra metálica bem pigmentada. Faça a esmaltação, de preferência de preto, e esfregue o pó ou a sombra nas unhas com uma esponjinha. É importante que as unhas estejam secas quando você começar a esfregar o pó. Quando alcançar o efeito desejado, passe um top coat por cima e pronto! Suas unhas espelhadas estarão prontas. Viu como as peças metalizadas são poderosas e podem transformar seu look? A melhor forma de aprender a combinar as roupas e acessórios com esse efeito é começar a testar! Não tenha medo, afinal, seu melhor amigo é o espelho. Antes de sair de casa, é só conferir se seu reflexo te agrada e pronto! Você estará pronta para brilhar! E se você gosta de aprender tudo sobre as últimas tendências de moda e estilo, leia nossas dicas sobre como arrasar usando as candy colors!