Como usar chapéu em qualquer ocasião? Confira!

Como usar chapéu em qualquer ocasião? Confira!

Acessórios são ótimos para dar um tom descolado para o look, mas nem todo mundo sabe como usar chapéu. Muita gente tem medo de usar esse item, porém é preciso acabar de vez com esse receio porque ele já é tendência no mundo da moda! Transmitindo também elegância e sofisticação, os chapéus são encontrados em vários modelos e estilos e, para que você acostume com ele no seu dia a dia, é preciso conferir alguns detalhes, como os tipos presentes no mercado e como combiná-los com seu look. Então se você quer saber tudo sobre como usar chapéu e encontrar o modelo que mais combina com você e com seu estilo, é só continuar acompanhando nosso post!

Como usar chapéu?

Antigamente os chapéus eram usados para diferenciar a nobreza da população comum, mas esse costume já está ultrapassado e os chapéus são recomendados em todas as situações e eventos. Ainda assim, existem algumas regrinhas que ajudarão você a entender como usar o chapéu da melhor maneira possível, como:

Tamanho das abas

Abas pequenas são mais recomendadas para pessoas mais baixas, mais cheinhas e/ou com o rosto pequeno. Já as abas maiores são a melhor escolha para pessoas altas e/ou magras. Dessa maneira, você conseguirá deixar o chapéu em destaque no seu look, já que, nas pessoas maiores, os chapéus com abas pequenas costumam ficar apagados no visual.

Composição com outros acessórios

Tente não escolher acessórios que disputem com seu chapéu, como brincos ou colares muito grandes. Claro que você pode testar e perceber se há elementos demais no seu look, mas, na dúvida, escolha apenas o chapéu. Se o chapéu for usado apenas como um complemento, aposte na inversão de cores. Ou seja, se suas peças forem mais discretas, opte por um chapéu que tenha mais destaque. Mas se sua roupa é colorida, escolha um mais neutro. Chapéus no mesmo tom da cor do cabelo também são uma boa escolha se não quiser que o acessório fique chamativo.

Quais os principais modelos de chapéu?

Panamá

Esse modelo é, originalmente, fabricado em palha especial. É o preferido da moda, pois pode ser escolhido tanto para a praia quanto para a cidade. Além disso, pode ser usado por todo mundo: baixinhas e altas, cabelos curtos ou compridos. Pode ser encontrado em diferentes modelos e os tons neutros, como bege e branco, combinam em vários looks, como uma calça jeans, camiseta e sapatilha estampada ou com peças listradas.

Fedora

Esse chapéu tem como característica principal a aba de tamanho médio e sua copa com o vinco bem marcado. Essa peça pode ser feita de feltro, palha ou tecido, como o brim, o que dá sofisticação ao look. Ele é escolhido para compor com saias longas e calças lisas. Se quiser diversificar, combine o fedora com um vestido mais delicado.

Coco

Seu modelo apresenta a copa mais redonda e as abas bem curvadas. É um acessório que requer estilo, pois deixa o look mais despojado. Escolhido para passeios e eventos, como festivais e shows, ele pode ser utilizado tanto no inverno quanto no verão, e permite que seu estilo fique com uma cara mais grunge. Assim, componha esse acessório com peças de roupa preta ou com cores leves e peças estampadas.

Clochê

É o modelo mais romântico! Tem formato semelhante ao de um sino, e suas abas são caídas. Recomendado para quem quer deixar o estilo mais menininha. Por isso, combine esse modelo com vestidos e peças delicadas, mas, se quiser um look mais sensual, escolha scarpin e casaco de couro.

Floppy

É um chapéu que tem abas grandes e copa arredondada. Modelo que é romântico e despojado ao mesmo tempo, tem um estilo hippie chic que permite um toque de elegância. Pode ser escolhido em diferentes estações do ano, sendo composto com vestidos compridos no verão e casacos de pele falsa no inverno. Por fim, para utilizar chapéu é preciso ter bom gosto e equilíbrio no look, escolhendo sempre o modelo que faça você se sentir melhor e que mais combine com seu estilo! Gostou de saber como usar chapéu? Então aproveite e compartilhe nas suas redes sociais para que outras pessoas também percam o medo de escolher esse acessório!