Confira 5 dicas para usar xadrez no dia a dia

Confira 5 dicas para usar xadrez no dia a dia

Certas coisas nunca saem de moda, principalmente as peças, estampas, cortes e acessórios que já ganharam o título de clássicos. Um exemplo disso são as roupas estampadas de xadrez, muito usadas no street style de diferentes lugares do mundo. Usar xadrez no dia a dia pode ser uma escolha certa para uma produção diária. O sucesso do xadrez talvez esteja na versatilidade — além da beleza, claro! É possível usar a estampa em peças de alfaiataria, flanelas, moletons, camisas e outras, além de ela combinar com — quase — qualquer ocasião e estação do ano. Quem gosta de usar o xadrez no dia a dia e quer aprender a montar looks que vão do inverno ao verão, pode acompanhar as dicas que apresentamos a seguir. Confira!

1. Xadrez com peças clássicas

A maioria das pessoas trabalha de segunda a sexta e é muito comum que tenha de manter um visual mais formal no escritório. Por isso, é legal saber combinar o xadrez com peças clássicas. Para isso, vale apostar em um blazer nesse padrão. É possível combiná-lo com um vestido — desde que ele seja maxi. Pode-se, ainda, usá-lo com uma calça jeans básica e uma blusa de alça simples, já que o blazer será o destaque da produção. Outra dica para levar o xadrez para o escritório é apostar em calças de alfaiataria que usam a estampa. Dê preferência para cores mais discretas, como o cinza.

2. Xadrez na camisa básica

Talvez a peça mais básica com essa padronagem seja a camisa clássica. O look foi muito usado nos anos 1990, principalmente por aqueles que curtiam o estilo grunge. Até hoje a camisa xadrez não saiu de moda e existem mil e uma formas de usá-la. A maneira mais clássica do dia a dia é combinar com calça jeans, enquanto sobrepõe uma blusa básica. Você pode variar o estilo com um vestido clean e a camisa amarrada na cintura.

3. Xadrez e jaqueta de couro

Essa talvez seja uma das combinações mais perfeitas entre duas peças. Ideal para outono-inverno, pode-se fazer a sobreposição das peças, já que as jaquetas de couro nem sempre são tão quentes como parecem. As camisas de flanela são boas para criar esse visual e ainda mantê-la aquecida. Não ligue se a camisa passar do comprimento da jaqueta, tanto na cintura como nos braços, pois isso dá um ar mais cool à produção.

4. Xadrez no dia a dia nos vestidos

Essa é uma combinação que pode ser usada no inverno e no verão. Para isso, basta variar o comprimento das mangas e o tecido em cada estação. No frio, a estampa xadrez cai muito bem com botas, tanto as over the knee quanto as mais curtas. Já no calor, a criatividade está liberada e pode-se combinar o vestido xadrez com sandálias, sapatilhas, rasteiras ou até mesmo um tênis branco. Isso prova, mais uma vez, que se trata de uma estampa bastante versátil que combina com praticamente qualquer coisa!

5. Xadrez no dia a dia nos acessórios

Dá para levar o xadrez para os acessórios também. A primeira dica é apostar em cachecóis e lenços. Eles vão muito bem com a jaqueta de couro, mas também ficam ótimos com um moletom ou uma gola alta de cor neutra. Outra opção é apostar na meia-calça xadrez: nesse caso — e sempre que usar uma meia chamativa —, opte por roupas e sapatos mais discretos. Você pode escolher meias pretas com desenhos e formatos que criem o efeito xadrez, caso não queira ousar muito. Em resumo, não é uma tarefa tão difícil usar o xadrez no dia a dia. A estampa já é um clássico na moda e, por mais que fique escondida, é uma aposta certa para os dias em que não há muita inspiração, mas é preciso acertar no look. E por falar em visuais descolados e confortáveis, que tal aprender a recriar o estilo comfy e levar ainda mais personalidade para o guarda-roupa? Venha saber como!